<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d8680301\x26blogName\x3dcuidado+de+si\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://curadise.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://curadise.blogspot.com/\x26vt\x3d-5782357060185373402', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

[56] Rapidinhas sobre o eixo do mal

Inspirarem-se em Marcelo Rebelo Sousa, com ironia, não é propriamente um ponto forte. Tanto mais que é a estratégia utilizada pelo Barnabé Rebelo De Sousa. Será por encarnar a predominância do Daniel Oliveira?

No programa desta madrugada, Clara Ferreira Alves, enquanto defendia com convicção a inocência de Carlos Cruz, zangou-se com alguns jornalistas, que tiveram e continuam a ter «comportamentos delinquentes» em relação aos arguidos do caso Casa Pia. Disse palavras certas e, em larga medida, até, óbvias na indignação. Esqueceu-se, porém, que nenhuma justiça se baseia em convicções. Só a da turba exaltada.

Os cinco protagonistas, não obstante a argúcia das intervenções, parecem peixinhos vermelhos num aquário: nunca se tocam, não polemizam entre si, não discordam. Estão nos antípodas do A quadratura do círculo e de quanto diz G. Steiner:
«Sou um espírito dialéctico e, sob muitos aspectos, hegeliano [...]; há na reconciliação [...] um nada da sombra de um certo tédio» (A. Spire e G. Steiner (2003). Barbárie da Ignorância, Lisboa. Fim de Século, 81).
Esperemos pelos próximos episódios.

Daniel é o dominador; Mexia, o ponderado; Júdice, o arguto, apesar das dificuldades na fluência discursiva; Clara, aquela que mais põe as emoções ao serviço das suas ideias (ambas excelentes, de resto); o apresentador limita-se a gerir as intervenções e as imagens e melhorou muito do primeiro para o último programa (menos ansioso e abrupto na mudança de temas).

A não perder.
« Home | Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »

» Enviar um comentário


Site Meter Listed on Blogwise Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License.