<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/plusone.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d8680301\x26blogName\x3dcuidado+de+si\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttp://curadise.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://curadise.blogspot.com/\x26vt\x3d6413740273964997763', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

[362] Continuo a atender aqui



Depois da experiência fantástica com o Cuidado de si, interrompida logo a seguir ao nascimento do Afonso, terá chegado a hora de a prosseguir com renovado entusiasmo e inspiração? A ver vamos. Alguns amigos, leitores anónimos e pacientes foram perguntando pelas minhas bloguices, durante o interregno de cerca de dois anos: «Então, não se actualiza o Cuidado de Si?».

Recomeço com entusiasmo renovado, mas incerto quanto à persistência. Quis mudar o nome e recomeçar noutro local porque tudo na vida evolui. Decidi, porém, voltar às origens dando assim continuidade à experiência anterior. A finalidade é idêntica: olhar para o que acontece, experimentando-o, registando-o e produzindo actos de significado... não é isto, no fundo, o cuidado de si?
Actos de significado é, talvez alguns saibam, o título de uma obra do psicólogo cognitivista Jerome S. Bruner (1915- ) - um dos homens da frente do movimento da psicologia cultural - o qual assevera que a criação de significado para tudo o que nos rodeia (acontecimentos triviais ou à escala global, relações íntimas ou sociais, sentido quotidiano ou sentido último, produções culturais ou desportivas) é a mão que modela o mundo. Procurarei, por isso, modelar o meu mundo e de quem me rodeia mediante mensagens («postas») como actos de significado.

A imagem que acompanha este recomeço é do artista plástico Juan Muñoz, a cuja obra fui iniciado pelo Aníbal H., amigo e colega de profissão. São dois humanos sentados em cadeiras pregadas à parede. Em diálogo animado. Criam significado. Há pessoas em trânsito entre os pólos comunicativos: são os protagonistas das nossas histórias, os co-criadores das nossas experiências, destinatários e rementes dos nosso afectos, desejos e necessidades, projectos. Enfim, pessoas com quem criamos e partilhamos este mundo em que nos movemos.

Se quiserem voltar a ser leitores assíduos e participativos, façam favor. Serão bem-vindos, como sempre.
« Home | Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »

» Enviar um comentário


Site Meter Listed on Blogwise Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License.