<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/plusone.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d8680301\x26blogName\x3dcuidado+de+si\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttp://curadise.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://curadise.blogspot.com/\x26vt\x3d6413740273964997763', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

[332] coisas interessantes

Se este livro for publicado em Portugal dará origem , eventualmente, a um debate interessante ou, pelo contrário, o consulado português da Psicanálise não será incomodado?

Siga-se a discussão e leia-se a ficha técnica. A autora é Catherine Meyer e a editora Les Arènes.

Nada de novo. O debate já vem de há muito. Mas a questão continua premente: a psicanálise é eficaz? E quais são os estudos que o demonstram? É a única abordagem terapêutica capaz de compreender o ser humano em profundidade? Pela voz de historiadores, filósofos, psicólogos, médicos estudiosos e, até, pacientes, faz-se o balanço de um século de freudismo. Por certos aspectos, faz lembrar o livro - interessante e cheio de humor - que James Hillman e Michael Ventura publicaram em 1993 e no qual constatavam que em 100 anos de psicoterapia o mundo foi de mal a pior. Não sei se este é o modo melhor para debater sobre o mundo da saúde mental e das abordagens psicoterapêuticas. Agita as águas, isso sem qualquer dúvida. Dados empíricos já os há: a psicoterapia, de um modo geral, é uma intervenção eficaz que provoca mudança positiva nas pessoas que dela usufruem (há inúmeros estudos e meta-análises que o comprovam); várias abordagens terapêuticas (comportamentistas, cognitivistas, experienciais, humanistas...) foram submetidas a uma análise dos seus processos e resultados e, mais uma vez, comprova-se que são eficazes. Podemos dizer o mesmo da psicanálise? Leia-se Le Livre Noir de la Psychanalyse.
« Home | Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »

» Enviar um comentário


Site Meter Listed on Blogwise Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License.