<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d8680301\x26blogName\x3dcuidado+de+si\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://curadise.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://curadise.blogspot.com/\x26vt\x3d-5782357060185373402', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

[221] sentimos


(Alfred Gockel, Blinding Light )

Um dos desconhecidos do nosso tempo é o sentimento. Equivocamo-nos ao julgarmos que o homem dos nossos dias vive dele. Quando muito, hoje, erigiu-se a emoção epidérmica ao cargo de guia do nosso agir. Talvez por contraponto a um frio racionalismo adultiforme, que caracterizou gerações anteriores. O sentimento, esse ignoto, permanece na sombra das nossas vivências, qual estrangeiro, ora como obstáculo à tomada de decisões «racionais» - diz-se -, ora como preconceito definidor de género ou de características da personalidade. A este estado de coisas chamou-se «analfabetismo emocional» ou, numa terminologia mais difícil, «iliteracia emocional».
A arte de cuidarmos de nós próprios tem de fazer o caminho inverso. Sugere-nos, antes de mais, que tomemos consciência de que sentimos. Um exercício muito simples facilita-nos a tarefa: verbalizar em voz alta o fluxo da nossa vida interior completando a frase «Neste momento, sinto... (tristeza, alegria, raiva, ternura...)». Mas não chega. É fundamental identificar, dar um nome, à emoção que sentimos, já que cada emoção veicula informação diferenciada. Se o leitor elaborar uma lista dos sentimentos e emoções que conhece, aprenderá a etiquetar o que vai sentindo, criando assim uma espécie de léxico do coração. O momento fulcral na gestão das emoções é o de as experimentarmos, ficando com elas, aceitando-as, dando-lhes as boas-vindas, independentemente de convidarem à aproximação (alegria, ternura...), ao afastamento (raiva, medo...) ou ao isolamento (tristeza...). Como as emoções são mensageiras que nos informam sobre o que se está a passar connosco quando interagimos com o mundo, com os outros e connosco próprios, é fundamental que lhes prestemos atenção.
O pequeno itinerário acabado de enunciar é apenas o primeiro passo da inteligência emocional. Outros passos se seguirão: a expressão, ou não, dos sentimentos (silenciar, explodir, ou exprimir adequadamente?) e, sobretudo, a integração do sentimento com a razão. Como diz A. Damásio «é perigoso pensar que as emoções decidem por nós [...], pensar que o aparelho das emoções e dos sentimentos é um aparelho automático, sem deliberação humana». E é precisamente nesta conjugação entre cabeça (razão) e coração (sentimento) que o nosso agir resulta criativo e plenamente humano. O canadiano L. Greenberg (psicoterapeuta fundador da Terapia Centrada nas Emoções) afirma que «a inteligência emocional implica que as nossas emoções nos mobilizem para a acção e que a nossa razão nos oriente no agir [...]».
Sendo certo que amiúde oscilamos entre o emocionalismo desenfreado (pensamos com o coração) e o racionalismo calculista (sentimos com a cabeça), o cuidado de si postula uma terceira via: a educação dos sentimentos. Mas a questão que aqui deixo a ressoar é: onde aprender esta arte e quem a ensinará? Estará a família preparada para favorecer esta aprendizagem? E a escola? E as inúmeras agências educativas e de socialização? Ou teremos todos de entrar em terapia para sabermos o que são as emoções e os sentimentos, como funcionam e o que podem fazer por nós?

« Home | Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »

1:24 da tarde

Caro J.Serra
Obrigada!    



» Enviar um comentário


Site Meter Listed on Blogwise Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License.